Pesquisa interna para escolher nova Reitoria da UFRJ acontecerá em abril

Pela primeira vez, processo deve ser híbrido: urnas cedidas pelo TRE-RJ e sistema de votação eletrônica UFRJ E-Voting System serão utilizados
Tradicionalmente, o TRE-RJ cede urnas eletrônicas para a pesquisa que aponta quem deve ocupar o cargo máximo da UFRJ | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Entre os dias 11 e 13/4, a comunidade acadêmica da UFRJ apontará quem ela quer ver nos cargos do reitorado da maior universidade federal do Brasil para os próximos quatro anos.

A pesquisa é aberta a estudantes, professores e técnicos-administrativos.

Urnas eletrônicas e UFRJ E-Voting System

Pela primeira vez, o processo deve ser híbrido, com validação ainda necessária pelo Conselho Universitário (Consuni).

A comunidade universitária seguirá utilizando urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), exceto os estudantes de graduação a distância e os de pós-graduação lato sensu, que usarão o UFRJ E-Voting System, desenvolvido pela Superintendência-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC).

Criada por Ben Adida, pesquisador em criptografia e segurança da informação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a tecnologia Helios Voting foi pautada na avaliação de especialistas da STIC e também por ser a tecnologia adotada em outras instituições federais de ensino superior.

O UFRJ E-Voting System atende a pré-requisitos básicos como lisura, integridade, confidencialidade e autenticidade dos processos de votação eletrônica. Baseado em criptografia homomórfica, o processamento dos dados não exige descriptografia dos votos para que a apuração e a contagem sejam realizadas. Assim, é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessária a divulgação dos votos, até porque ele é secreto.

Datas

Conforme o Conexão UFRJ adiantou, a Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) é quem organiza a consulta pública com a UFRJ. Presidido pelos professores Eduardo Mach, da Escola de Química, e Selene Maia, do Instituto de Matemática, o comitê definiu as datas para a inscrição de chapas, campanha, debates e a consulta em si. A comissão foi criada pelo Consuni no final do ano passado.

Veja as principais datas:

Data Atividade
14 e 15/3 Inscrição de chapas com a CCP
16/3 Homologação das inscrições
16/3 a 10/4 Campanha de 1º turno
11 a 13/4 1º turno
14/4 Resultado do 1º turno
17 a 21/4 Campanha de 2º turno, se houver
24 a 26/4 2º turno, se houver
27/4 Resultado do 2º turno, se houver

Além de encontros que geralmente são promovidos de forma autônoma por unidades da UFRJ, a CCP organizará seis debates entre as chapas que concorrerão à Reitoria:

Data Local
21/3, 12h Auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho), no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), no campus Cidade Universitária
23/3, 17h Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário, no campus Praia Vermelha
28/3, 15h Auditório Cláudio Ulpiano, no Centro Multidisciplinar de Macaé
30/3, 10h Bloco A do campus Duque de Caxias
4/4, 16h Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito (Centro)
6/4, 16h Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), do Centro de Ciências da Saúde, do campus Cidade Universitária

Todas as datas ainda precisam ser validadas pelo Consuni, cuja primeira reunião de 2023 será no dia 9/2.

Acompanhe o processo no especial Eleições UFRJ 2023, no Conexão UFRJ.