Núcleo de Biossegurança

O Núcleo de Biossegurança do Instituto de Ciências Biomédicas (NuBio_ICB) foi criado e aprovada por sua Congregação, em 21/07/2021.

O NuBio busca promover uma conduta educativa em biossegurança para todo o Corpo Social do ICB, contribuindo para que boas práticas em atividades de ensino, pesquisa e extensão sejam realizadas, de forma contínua e em acordo com as orientações de prevenção e segurança em atividades diversas, tais como a de descartes de resíduos comuns, químicos e biológicos, entre outros, em consonância com as recomendações de prevenção, controle, redução ou eliminação dos riscos químicos, físicos e/ou biológicos, preconizados pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A equipe do NuBio representa o Instituto de Ciências Biomédicas na Câmara de Biossegurança do CCS, composta por representantes das Unidades existentes neste Centro, nomeadas por meio da Portaria da Decania do CCS nº 4407, de 23 de maio de 2019, publicada no BUFRJ nº 23 em 06 de junho de 2019. E, atua junto à Comissão Interna Multidisciplinar Permanente de Assessoramento em Biossegurança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CIMPABio), instituída pela Portaria nº. 8.945 de 10 de novembro de 2021, publicada no BUFRJ nº. 45 em 16 de novembro de 2021.

Andréa Maria Fantinatti
Técnico de Laboratório/Química
Cargo de Coordenação de Biossegurança do ICB

Juliana Lourenço Abrantes
Técnico de Laboratório/Biologia

e-mail: nubio@icb.ufrj.br

• Controle de recarga de todos os extintores de incêndio do ICB, bem como controle da distribuição destes equipamentos áreas comuns e setores de trabalho.
  • Coordenação de agendamento, junto à Decania do CCS, de evento de treinamento prático de prevenção e combate a princípio de incêndio.
  • Gerenciamento dos Mapas de Controle da Polícia Federal, via Siproquim2, em função de aquisição, consumo e descarte de produtos controlados do ICB.
  • Atendimento ao público interno e externo do ICB, por telefone, e-mail, WhatsApp, quanto a dúvidas e assuntos relativos à biossegurança.
  • Visitas técnicas aos ambientes de trabalho do ICB, para orientações a partir das solicitações apresentadas.
  • Desenvolvimento de material formativo para treinamento do público interno quanto às Boas Práticas de Laboratório, envolvendo riscos químicos, biológicos, entre outras atividades.
  • Elaboração de materiais informativos diversos, para divulgação e orientação de ações pertinentes à segurança e biossegurança.
  • Divulgação das Instruções Normativas e de documentos orientativos da Coordenação de Biossegurança do CCS, assim como das atividades de prestação de serviços oferecidas pelo Recicla CCS.
  • Representação do Instituto na Câmara de Biossegurança do CCS.
  • Representação na Comissão Interna Multidisciplinar Permanente de Assessoramento em Biossegurança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CIMPABio).

Dados do Laboratório