Programa de Pesquisa em Neurociência Básica e Clínica (PNBC)

As Neurociências correspondem a uma área do conhecimento que tem apresentado um crescimento muito expressivo no cenário das ciências biomédicas em todo o mundo. Além de ser um campo científico em franca ascensão, as neurociências pressupõem a transdisciplinaridade entre várias áreas do conhecimento científico. Os ramos desta ciência se estendem desde estudos moleculares até comportamentais, passando pela Biologia Celular, a Bioquímica, a Psiquiatria e até mesmo a Informática e Inteligência Artificial. Estes campos bastante heterogêneos conferem um caráter dinâmico e instigante nas interações entre neurocientistas.

No cenário internacional, o Brasil tem tradição na pesquisa em Neurociências e parte deste campo tem suas origens históricas em um grupo de notáveis pesquisadores que se estabeleceram na UFRJ. A partir daquele núcleo original, a Neurociência se espalhou e se consolidou, com grupos de pesquisas atuantes nesta área em outras Unidades da UFRJ, assim como em outras instituições do país. A Neurociência fluminense desempenha papel de destaque, com alguns dos mais expressivos e produtivos pesquisadores nesta área atuando em instituições de nosso Estado.

Neste contexto, o Programa de Neurociência Básica e Clínica (PNBC) do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ tem como principal objetivo fomentar a pesquisa científica na área da Neurociência tanto básica quanto clínica. Nosso programa tem estabelecido parcerias e colaborações que representam um grande avanço para a pesquisa básica e translacional brasileira em neurociência. O programa tem como membros cientistas da cidade do Rio de Janeiro, a maioria do ICB-UFRJ, renomados nos estudos da Neurociência.

Entre as atividades do programa, realizamos periodicamente o Simpósio Internacional “Frontiers in Neuroscience”, que promove a interação entre pesquisadores brasileiros e internacionais, contribuindo na formação de estudantes em nível de graduação e pós-graduação e criando condições para o estabelecimento de novas parcerias com instituições de renome nacional e internacional.

Além deste evento, nosso Programa também está engajado na multidisciplinaridade e na extensão através do projeto “Neurogram” realizado na plataforma do Instagram (@neuroicbufrj). Nosso objetivo é promover o diálogo com os jovens que se interessam por neurociências, divulgando os projetos realizados pelo PNBC. Nosso perfil nas redes sociais já participou nos últimos anos da Semana Mundial do Cérebro em parceria com a Dana Foundation e da Sociedade Brasileira de Neurociências.

Coordenador:  Luiz Gustavo Dubois

Vice-Coordenador:  Luan Diniz