O Programa de Pesquisa em Descoberta de Fármacos (PPDF) iniciou em 2007, com a nova formatação de gestão universitária do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que adotou o formato de programas para substituir a antiga organização departamental.
O PPDF tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área da Saúde no País, através da integração do conhecimento de forma multi- e interdisciplinar; estimular e facilitar a integração de seus membros em prol de projetos de pesquisa com foco na descoberta de novos fármacos, que englobem aspectos gerais e específicos de Farmacologia e Química Medicinal e responda aos desafios científicos e tecnológicos inerentes a cadeia de inovação de fármacos e medicamentos.
Ademais, considerando que processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos é uma atividade estratégica para o país, o PPDF tem como objetivo aprofundar a capacitação científica institucional na inovação em fármacos, através da associação de competências específicas, promovendo a interdisciplinaridade que o tema exige.
Para atingir seu objetivo, o PPDF adota ações típicas da instituição universitária, promovendo colóquios, seminários e encontros científicos que propiciem a definição de objetivos específicos para projetos de pesquisas com temáticas afinadas às suas finalidades.

Coordenação:
Profa. Luzineide Wanderley Tinoco e Profa. Lídia Moreira Lima

Professores: ICB/UFRJ:
Gisele Zapata-Sudo: Profa. Titular – Aposentada. Laboratório de Farmacologia Cardiovascular
Lídia Moreira Lima: prof. Titular. Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio).
• Patricia Dias Fernandes: Prof. Titular – Laboratório de Farmacologia da Dor e da Inflamação.
• Pedro de Sena Murteira Pinheiro: Prof. Adjunto – Laboratório de Avaliação e síntese de substâncias Bioativas (LASSBio).
• Thais Biondino Sardella Giorno: Profa. Adjunta – Laboratório de Farmacologia da Dor e da Inflamação.

Professores Externos:
• Carlos Mauricio Rabello de Sant’Anna (Instituto de Química/UFRRJ): Prof. Titular – Laboratório de Modelagem Molecular Departamento de Química Fundamental. Coordenador do Programa de pós-graduação em Química
• Luzineide Wanderley Tinoco (Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais Walter Mors/UFRJ): Profa. Associada. Laboratório Multiusuários de Análises por Ressonância Magnética Nuclear  e  Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Inibidores Enzimáticos.
• Arthur Eugen Kümmerle (Instituto de Química/UFRRJ): Professor Associado. Laboratório de Diversidade Molecular e Química Medicinal.

Disciplina ministrada
Os professores participam das disciplinas de graduação e pós-graduação aos quais estão vinculados.