Você já ouviu falar do DMSO? Esse solvente é muito usado em pesquisas científicas para diluir substâncias – mas será que ele é totalmente inofensivo?
Pesquisadores da UFRJ descobriram que concentrações acima de 1% de DMSO podem causar malformações e até morte em embriões de peixe-zebra (zebrafish), um modelo muito utilizado para estudar o desenvolvimento de organismos e testar a toxicidade de substâncias.
A boa notícia é que concentrações de até 1% foram consideradas seguras e não causaram alterações significativas. Mas o estudo serve de alerta: até os solventes “comuns” podem interferir nos resultados de pesquisas, se não forem usados com cuidado.
Esse trabalho reforça a importância de sempre validar os métodos e respeitar os limites seguros nos experimentos científicos.
Autores: Geyse Gomes, Allaina Christina de Sousa Andrade, Paloma de Carvalho Vieira, Murilo Nespolo Spineli, Manoel Luis Costa e Claudia Mermelstein.
Instituição: Laboratório de Diferenciação Muscular, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Clique aqui para baixar.