Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento
- Sobre o laboratório
- Professor Responsável
- Equipe
- Linhas de Pesquisas
- Projetos
- Colaborações
- Artigos Publicados
Estamos interessados em entender como os genes controlam o desenvolvimento de organismos animais. Em especial, como cada célula entende sua posição dentro do tecido em desenvolvimento, aspecto fundamental para que defina seu padrão de diferenciação e para que tecidos e órgãos sejam formados no local correto e com morfologia apropriada à sua função. Como modelo, utilizamos os insetos Drosophila melanogaster, a mosca da fruta e suas variadas ferramentas moleculares para o estudo da função gênica, e inseto vetor da Doença de Chagas, o barbeiro Rhodnius prolixus. Desenvolvemos também uma linha biotecnológica, que procura desenhar ferramentas para o controle de insetos vetores.
Site laboratório: https://araujolabufrj.com/
Helena Araujo
Tecnóloga:
Jamile Mota
Alunos Pós-Doutorado:
Alison Julio
Daniel Bressan
Tainan Guedes
Alunos Doutorado:
Leonardo Lima
Alunos Mestrado
Mariana Areal
Alunos IC
Daniela Terra
Lucas Langame
Lucas Mello
Linha 1: Nosso grupo estuda redes regulatórias que controlam padrões espaciais de expressão gênica durante o desenvolvimento de insetos. Utilizamos análises quantitativas da expressão gênica e ferramentas genéticas avançadas no inseto modelo Drosophila melanogaster para definir como os diferentes genes interagem para definir a diferenciação celular de forma espacial e temporalmente precisa. Ensaios com o uso de linhagens mutantes e transgênicas, assim como a produção de animais editados, aliadas à análise por hibridização in situ são usados de forma corriqueira no laboratório para definir a função de genes endógenos. A conservação evolutiva das redes que estudamos mostra que nossos ensaios podem ter forte impacto sobre o controle do desenvolvimento e função gênica em Bilaterados de forma geral.
Linha 2: Estudamos a função gênica em insetos vetores de doenças humanas, particularmente o vetor da doença da Chagas Rhodnius prolixus. Buscamos identificar genes que controlam principalmente o desenvolvimento embrionário e a linhagem germinativa, como possíveis alvos para futuras estratégias de controle biológico do inseto. Neste projeto biotecnológico utilizamos ensaios de edição gênica por CRISPR, que visam definir as condições para gerar animais knockout ou com inserções de genes de interesse que alterem sua capacidade vetorial.
Como Coordenadora:
-CNPq/MCTI/CT-Biotec -440258/2022-2.
Genome Edition and Active Genetics in the kissing bug Rhodnius prolixus as basis for the development of biological control strategies for Chagas Disease vectors
-FAPERJ CNE: “Estabelecendo tecnologias de edição gênica por CRISPR para o controle biológico do vetor da doença de Chagas Rhodnius prolixus”.
Como parte de grupo:
-INCT em Entomologia Molecular – líder de grupo
– PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM MEDICINA DE
PRECISÃO 2021-2024. E-26/210.672/2021. Estabelecimento de rede multidisciplinar para o desenvolvimento de estratégias em medicina de precisão utilizando ômicas a nível de células únicas
Algumas de nossas colaborações mais recentes:
Ethan Bier – UCSD/EUA
Annabel Guichard – UCSD/EUA
Jason Rasgon – Penn State Univ/EUA
Paulo Bisch – IBCCF/UFRJ
Pedro Oliveira – IBqM/UFRJ
Isabela Ramos – IBqM/UFRJ
Francisco Lopes – UFRJ Xerém
Rodrigo Nunes-da-Fonseca- UFRJ Macaé