Programa de Pesquisa em Diferenciação Celular - PPDC

O Programa de Pesquisa em Diferenciação Celular (PPDC) tem como objetivo usar uma abordagem evolutiva para estudar e compreender os processos celulares que estruturam e promovem o funcionamento dos animais, buscando aplicar estes conhecimentos na melhoria da qualidade de vida da sociedade.

O programa é composto por 7 professores pesquisadores, renomados internacionalmente, com respeitada produção científica em diferentes modelos experimentais.

A professora Cláudia Mermelstein estuda como diferentes vias de sinalização celular atuam durante a diferenciação de células musculares esqueléticas de vertebrados, utilizando principalmente o modelo do embrião de galinha. Seus resultados têm mostrado a participação das vias de Wnt/beta-catenina, Sonic Hedgehog e Notch durante a miogênese.

O Professor Dr. Renato Rozental coordena o projeto inovador de implementação, na rede pública de saúde, do uso da impressão 3D para fabricação de próteses ósseas em cranioplastia, bem como o uso da hipotermia no procedimento inicial para tratamento de traumas do sistema nervoso central.

O Professor João Menezes é neurocientista e está envolvido nos estudos da fisiologia cerebral.

O Professor Manoel Costa estuda a miogênese durante o desenvolvimento de embriões de peixe zebra, um modelo de vertebrado muito estudo nos últimos anos. No seu trabalho ele utiliza técnicas inovadoras de microscopia óptica de fluorescência.

A professora Sandra König atua na área de Oncobiologia com ênfase nos eventos celulares e moleculares que acompanham a iniciação e progressão tumoral, em particular no modelo de câncer de mama.

A professora Morgana Teixeira Lima Castelo Branco estuda a imunologia celular tumoral, com particular ênfase em linfomas gástricos e Doença Inflamatória Intestinal.

Muito simples como organismo, posicionado na base evolutiva dos animais, está o grupo das esponjas (Porífera), que é o modelo de estudo do Professor Cristiano Coutinho. Seu trabalho traça um paralelo entre câncer, metástase e origem da organização multicelular animal. O Professor Cristiano Coutinho também investiga o crescimento, estresse e a morfogênese durante a regeneração de esponjas, visando a produção de biomassa para alimentar o setor farmacêutico e/ou biomonitoramento ambiental.

Coordenador:
Prof. Cristiano Carvalho Coutinho

Vice Coordenadora:
Prof. Sandra König

Professores associados:

• Prof. Cláudia Mermelstein, Laboratório de Diferenciação Muscular
  • Prof. Renato Rozental: Laboratório de Neuroproteção e Estratégias Regenerativas
  • Prof. João Ricardo Lacerda de Menezes, Laboratório de Neuroanatomia Celular
  • Prof. Manoel Costa, Laboratório de Diferenciação Muscular
  • Prof. Sandra König, Laboratório Fronteiras em Neurociências.
  • Prof. Morgana Teixeira Lima Castelo Branco, HUCFF – 4o andar – salas 4D02 – 4C04 – Ala CEPEDIP