
Unidade Multiusuária
MICROSCOPIA
Responsáveis Técnicos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Felipe Cabral

Gabriel Ferraz



Objetivo
Realiza aquisição de imagens de alta resolução e análises de fluorescência por microscopia confocal (colocalização, FRAP, time-lapse), tanto para materiais biológicos fixados, quanto para materiais biológicos e organismos vivos.
Apresentação
A microscopia confocal é ferramenta fundamental para a maioria dos estudos em biologia celular e morfologia, pois possibilita a localização de células, organelas ou outros componentes subcelulares, proteínas citoplasmáticas em secções do tecido, fornecidas em imagem digital de alta resolução. Na microscopia confocal, as estruturas fora de foco são eliminadas na formação da imagem, deixando a imagem com melhor definição e profundidade do campo em relação à microscopia de fluorescência convencional. Outra vantagem é que ao fornecer imagens em secções ópticas para amostras com maior espessura, possibilita a análise de uma imagem em 3D. A microscopia confocal é utilizada, então, para: 1) Observação de células e tecidos oriundos de material normal e patológico, vegetais e invertebrados marcados com fluorocromos; 2) Construção de imagens em 3D; 3) Análise de colocalização de moléculas; 4) Observação do estado fisiológico das células e tecidos através de aquisição de imagens em tempo real (4D).
A Unidade de Microscopia do ICB – UFRJ (UM-ICB) é composta atualmente por um microscópio de fluorescência convencional Olympus BX53, um microscópio confocal Leica TCS SPE, um sistema Zeiss Celldiscoverer 7 (equipado com controle de temperatura e CO2, 7 LEDs, confocal LSM 900 e Airyscan 2); um sistema de Micro-Imageamento Rápido de Fluorescência Nikon e uma lupa Zeiss de campo claro.
Equipamentos:
1) Microscópio Confocal Leica TCS-SPE
– Microscópio equipado com filtros de fluorescência de espectro largo Filtro A – UV; Filtro I3 – azul e Filtro N2.1 – verde
– Lasers (diodo): 405, 488, 532 e 647.
– Galvanômetro para deslocamento em Z.
2) Microscópio de Fluorescência Olympus BX53
– Microscópio upright equipado com campo claro e filtros de fluorescência DAPI (azul), FITC (verde) e Texas Red ( vermelho).
3) Sistema de imageamento Zeiss Celldiscoverer 7
– Plataforma avançada e automatizada voltada para microscopia de alto conteúdo, tile scanning e imageamento de células vivas.
– Compatível com todas as placas de cultivo celular (vidro e plástico).
– Iluminação LED de 7 cores para fluorescência de campo aberto, além de campo claro com contraste de gradiente de fase.
– Módulos controladores de temperatura, umidade, CO2 e O2.
– Módulo confocal LSM 900 com Airyscan 2 (maior resolução, sensibilidade e/ou velocidade na microscopia confocal).
– Lasers (diodo): 405, 488, 561 e 640.
– Softwares ZEN e arivis Pro para aquisição, processamento e análise de imagens 2D, 3D e 4D, com módulos de inteligência artificial.
4) Lupa Zeiss
– Lupa de campo claro Discovery v.8
– Câmera Axiocam 212
5) Sistema de Micro-Imageamento Rápido de Fluorescência Nikon – MDS Eclipse Ti-U (n/s 604993) – Evolve 512 – Lambda DG-4 – MetaFluor
– Microscópio invertido (Nikon Eclipse Ti-U); sistema de iluminação com troca rápida de comprimento de onda (Sutter Lambda DG-4); – Câmera EMCCD (Photometrics Evolve 512);
– Sistemas de perfusão contínua e de controle de temperatura (Warner Instruments) e software Metafluor (Molecular Devices).
– Permite a análise raciométrica de fluorescência de células vivas em tempo real, em conjunto com a perfusão de substâncias, sendo empregado para análises de cálcio e outros íons e parâmetros intracelulares.
Regras de uso:
– A Unidade conta com o auxílio de Biomédicos (Felipe Cabral e Gabriel Ferraz) para aquisição e orientações no processamento de imagens, além do treinamento de usuários de segunda à sexta-feira de 9 às 17h.
– Usuários treinados podem utilizar os equipamentos fora do horário estando também sujeitos à marcação prévia
– Os agendamentos podem ser feitos com no máximo 1 mês de antecedência
– Cada pesquisador pode agendar no máximo dois blocos de uso por semana (manhã de 9 às 12h ou tarde de 13 às 17h).
-Para usuários novos, é necessário que o professor/pesquisador responsável assine o termo de concordância de uso (modelo deve ser solicitado por email)
– Para solicitar agendamento, entrar em contato através do email fcabralm@ufrj.br ou gabrielferraz@icb.ufrj.br. É possível consultar a disponibilidade da sala na agenda abaixo:
Comitê Gestor (2025 - 2027)
– Profa. Júlia Clarke (Instituto de Ciências Biomédicas – UFRJ), Coordenadora. Email: julia.clarke@icb.ufrj.br
– Prof. Bruno Pontes (Instituto de Ciências Biomédicas – UFRJ). Vice-Coordenador. Email: bpontes@icb.ufrj.br
– Prof. João Menezes (Instituto de Ciências Biomédicas – UFRJ)
– Profa. Vanessa Estato (Instituto de Ciências Biomédicas – UFRJ)
– Prof. Marcelo Santiago (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ )
– Felipe Cabral Miranda (Instituto de Ciências Biomédicas – UFRJ )
– Gabriel Ferraz (Instituto de Ciências Biomédicas – UFRJ )