Publicação dos Livros da professora Lycia de Brito Gitirana

Capa Imagens histológicas

O Livro da Coleção Conhecendo: Imagens Histológicas foi auxiliar os discentes de Graduação e Pós-Graduação no aprendizado da Biologia Tecidual. Além disso, sua concretização representa uma forma de gratidão aos meus mestres, os quais compartilharam seus conhecimentos ao longo da minha vida acadêmica e propiciaram meu aprendizado inicial em Histologia, que foi aperfeiçoado ao longo da minha carreira como docente no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As imagens apresentadas no livro foram obtidas de preparados histológicos de material de pesquisa e do acervo do Programa de Graduação de Histologia do ICB.

Como autora desse livro, reconheço que meu trabalho não é solitário, mas parte de um trabalho conjunto de todo corpo social da UFRJ em envidar esforços para possibilitar o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade.

Para baixar o livro clique aqui.

Todos os direitos autorais estão reservado a Professora Lycia de Brito Gitirana
Capa imagens tecncias

O livro “Técnicas Histológicas: Conceitos Básicos” foi concebido com o objetivo de oferecer uma base sólida sobre os fundamentos da técnica histológica. No livro, são incluídos conceitos fundamentais baseados em estudos científicos e obras clássicas. Nele, o leitor encontrará técnicas histológicas aperfeiçoadas ao longo da trajetória acadêmica.

Nosso objetivo é apresentar, em uma única fonte, os princípios básicos, incluindo métodos elaborados para preparação de amostras a serem analisadas pela microscopia de luz. Além de instruções sobre o preparo de soluções, o leitor também poderá acessar conceito e protocolo básico da técnica de imuno-histoquímica e histoquímica com lectinas.

Os leitores encontrarão métodos que podem ser incorporados ao cenário da técnica histológica utilizada na pesquisa e para o diagnóstico histopatológico. As informações são apresentadas com linguagem acessível e de fácil compreensão, com o objetivo de tornar o tema mais simples e instigante.

Para baixar o livro clique aqui.

Todos os direitos autorais estão reservado a Professora Lycia de Brito Gitirana