CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE MÉDICA (BIOMEDICINA)

Secretaria de Graduação

Apresentação

O curso de graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) do ICB/UFRJ surgiu como proposta em 1992 e iniciou a sua primeira turma em 1994. Foi autorizado através de parecer CONSUNI/UFRJ em 1995 e teve reconhecimento através da portaria 1.535 de 19 de outubro de 1999 do Ministério da Educação.

O curso

O curso de graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) do ICB/UFRJ visa a formação de biomédicos que ingressarão no mercado de trabalho a fim de contribuir para a construção e melhoria do Sistema Único de Saúde, além de prover sólida formação em ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas das ciências biomédicas. O curso reúne os conhecimentos necessários às transformações das práticas biomédicas, para formar profissionais que também se tornem agentes transformadores da sociedade.

O que é Ciências Biológicas – Modalidade Médica (Biomedicina)?

Biomedicina é uma área da ciência que combina princípios da biologia e da medicina para entender os mecanismos de funcionamento do corpo humano. Os profissionais dessa área estudam como os processos biológicos determinam a saúde e a doença, aplicando esse conhecimento para desenvolver novos métodos diagnósticos, terapias e estratégias de prevenção.

É uma área multi e transdisciplinar que pode envolver conhecimentos que vão desde genética, bioquímica, morfologia, microbiologia e farmacologia, até metodologias de análise, como microscopia e outras ciências relacionadas. Logo, trata-se de uma profissão fundamental para o avanço das práticas médicas e a melhoria da saúde. 

Demandas potenciais do mercado de trabalho

O Biomédico pode atuar no setor público ou privado. São vários os locais que possibilitam a inserção do profissional no mercado de trabalho. Como exemplo temos:

– Hospitais e clínicas;
– Laboratórios;
– Indústrias;
– Centros de pesquisa;
– Secretarias de saúde;
– Vigilância sanitária;
– Universidades.

Tempo de integralização do curso

  • Mínimo: 4 (quatro) anos ou 8 (oito) períodos
  • Máximo: 6 (seis) anos ou 12 (doze) períodos

Perfil do Egresso

Profissional capaz de exercer as competências e habilidades específicas detalhadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (LINK), além de capacidades extras oferecidas ao longo da sólida formação. O biomédico tem um amplo espectro de atuação, que vai desde as análises clínicas até a pesquisa científica. O egresso do curso de graduação do ICB/UFRJ estará capacitado a seguir:

(1) carreira científico-acadêmica, caso opte pela ênfase em Ciência e Tecnologia;

(2) carreira em laboratórios de Análises Clínicas caso opte pela ênfase em Análises Clínicas;

(3) carreira no campo Legal, caso opte pela ênfase em Biociência Legal.

Em todas as três opções, terá sólida formação nas ciências básicas (biologia molecular/genética, bioquímica, biologia celular, morfologia, fisiologia e farmacologia), capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação; capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; capacidade de comunicação e expressão oral e escrita.

 

Estrutura curricular

Ciclo comum, básico, do 1º ao 5º períodos.

Opção por uma das três ênfases: Análises Clínicas, Biociência Legal e Ciência e Tecnologia, à partir do 6º até o 8º período.

Grade curricular antiga (2012/2 a 2023/1)

Análises Clínicas

Biociência Legal  (Forense)

Ciência e Tecnologia

Grade curricular atual (2023/2 em diante)

Análises Clínicas

Biociência Legal (Forense)

Ciência e Tecnologia

 

 

 

 

 

 

COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO – COAA

A Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) ajuda a resolver problemas de desempenho acadêmico, orientando o aluno a organizar e planejar o seu curso de forma eficiente.

Comissão:

Portaria No 3466, de 17 de abril de 2023

Prof. Bruno de Almeida Carlos de Carvalho Pontes, ICB;

Profa. Danielle Cabral Bonfim, ICB;

Prof. Ronaldo José Farias Correa do Amaral, ICB;

Profa. Sara Gemini Piperni, ICB;

Profa. Luciana Ferreira Romão, ICB;

Profa. Fernanda de Mello e Souza Valente Gubert, ICB;

Prof. Luan Pereira Diniz, ICB;

Profa. Thais Biondino Sardella Giorno, ICB;

Profa. Juliana Ferreira Vasques, ICB;

Profa. Isis Nem de Oliveira Souza, ICB;

Profa. Helena Keiko Toma, FF;

Profa. Gabriela Nestal de Moraes, IBqM;

Profa. Fernanda Ferreira Cruz, IBCCF;

Igor da Silva Araújo (discente);

Yuri Ramos Soares (discente).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE

O Conselho de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Sessão Ordinária de 17 de Outubro de 2012, no uso de suas atribuições, considerando a Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES -, o Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2005, a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de dezembro de 2010, a Resolução CONAES nº 1, de 17 de junho de 2010 e o Parecer CONAES nº 04, de 17 de junho de 2010, diante da obrigatoriedade de implantação de Núcleos Docentes Estruturantes no âmbito dos cursos de Graduação da Instituição de Ensino Superior, resolve:

 

  • 1º Instituir o Núcleo Docente Estruturante – NDE – no âmbito dos cursos de graduação da UFRJ.
  • 2º O Núcleo Docente Estruturante tem função consultiva, propositiva, avaliativa e de assessoramento sobre matéria de natureza acadêmica.
  • 3º O Núcleo Docente Estruturante integra a estrutura de gestão acadêmica em cada curso de graduação, sendo co-responsável pela elaboração, implementação, atualização, consolidação e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso, tendo as seguintes atribuições:
    • I – Elaborar o Projeto Pedagógico do curso definindo sua concepção e fundamentos, e atualizá- lo periodicamente;
    • II – Estabelecer o perfil profissional do egresso do curso, contribuindo para sua efetiva realização;
    • III – Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão constantes do currículo;
    • IV – Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais, caso existentes, para os Cursos de Graduação;
    • VI – Conduzir, sempre que necessário, os trabalhos de reestruturação curricular, para aprovação no Colegiado de Curso;
    • VI – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
    • VII – Programar e supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso;
    • VIII – Analisar e avaliar os Planos de Ensino dos componentes curriculares;
    • IX – Acompanhar as atividades do corpo docente.

Comissão:

Portaria No 11439 de 16 de outubro de 2023

  • Prof. Bruno de Almeida Carlos de Carvalho Pontes, ICB;
  • Profa. Danielle Cabral Bonfim, ICB;
  • Profa. Sara Gemini Piperni, ICB;
  • Prof. Ronaldo José Farias Correa do Amaral, ICB;
  • Profa. Luciana Ferreira Romão, ICB;
  • Profa. Fernanda de Mello e Souza Valente Gubert, ICB;
  • Profa. Valeria de Mello Coelho, ICB;
  • Profa. Thaís Biondino Sardella Giorno, ICB
  • Prof. Marcus Fernandes de Oliveira, IBqM;
  • Profa. Gabriela Nestal de Moraes, IBqM;
  • Profa. Fernanda Ferreira Cruz, IBCCF;
  • Profa. Helena Keiko Toma, FF;
  • Prof. Rodrigo Moura Neto, IB.

GESTÃO DO CURSO

Prof Bruno de Almeida Carlos de Carvalho Pontes

Coordenador Geral do Curso de Graduação

Profª Danielle Cabral Bonfim

Vice Coordenadora Geral do Curso de Graduação

Profa Helena Keiko Toma

Subcoordenadora da Ênfase em Análises Clínicas

Prof Rodrigo Moura Neto

Subcoordenador da Ênfase em Biociência Legal

Profª Danielle Cabral Bonfim

Subcoordenadora da Ênfase em Ciência e Tecnologia

Profª Thaís Biondino Sardella Giorno

Subcoordenadora dos Estágios Supervisionados

Leandro Cardoso – Secretaria de graduação

Meta Coordenação

Clique aqui para acessar os Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação de Biomedicina.